Sunday, 29 June 2008

Exhibition - VEM JOGAR MAIS EU, CAMARÁ



Vem jogar mais eu, camará é uma exposição que conta a história da
capoeira baiana entre 1940 e 1980. Estará aberta a visitação de 3 de
julho a 3 de agosto no espaço da Caixa Cultural. A entrada é gratuita.
Busca atrair um público bastante diversificado, capoeiristas, mestres
de capoeira professores, estudantes, e amantes da arte da vadiação.
Escolas com agendamento prévio terão visitas monitoradas. A mostra é
fruto de uma pesquisa realizada pelo Instituto Jair Moura, o mais
completo acervo sobre capoeira do mundo.

Saturday, 28 June 2008

Documentary on Mestre Russo

O Zelador (12A)
Directed by Daren Bartlett
Brazil, 2007, 83m documentary

Special screening to celebrate the UK DVD release

The film explores the life of Meste Russo who lives with his family in the intimidating Baixada Fluminense neighbourhood. At an early age Russo discovered the value of capoeira. The music, physical agility, self-defence and philosophy of this Afro-Brazilian cultural manifestation help him endure a life fraught with poverty and danger.

Date Thu 3 Jul
Venue Riverside Studios, Crisp Rd, Hammersmith, W6 9RL
Time 8.50pm
Tickets £7.50 (£6.50 concs.) for double bill

Bookings 020 8237 1111
http://www.riversidestudios.co.uk/cgi-bin/page.pl?l=1213282108


Join us on Facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=5615719501&ref=ts

Friday, 20 June 2008

Curso vai formar capoeiristas-educadores

20/06/2008 - 18h14m

*Da Redação
redacao@portalibahia.com.br

O curso Capoeira - Educação para a Paz, começa no próximo dia 30, às 14h, com uma palestra da educadora Fátima Freire Dowbor, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, tem como principal objetivo formar capoeiristas-educadores que vão atuar na construção de um currículo escolar voltado para a educação das relações étnico-raciais.

O curso vai aproximar o caráter inclusivo da capoeira a vivências pedagógicas colaborativas, como a Metodologia do Círculo de Cultura, desenvolvida pelo educador Paulo Freire. O tema será abordado por sua filha, a também educadora Fátima Freire Dowbor, na aula inaugural, com a palestra Quem Educa Marca o Corpo do Outro.

O evento contará também com a apresentação do artista senegalês Doudou Coumbua Rose, que vai pedir a bênção aos mestres que ocupam o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, reduto histórico da luta e resistência de diversos grupos de capoeira em Salvador, agora sob a gestão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

De início, serão capacitados 80 capoeiristas, em duas turmas de 40 alunos, que assistirão a aulas dos 30 módulos do curso.

As inscrições para o curso já estão abertas. Para participar, os interessados precisam ser indicados por outros mestres de diferentes bairros e escolas de capoeira de Salvador e região metropolitana.

As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo. A previsão é que a primeira turma receba o certificado no dia 15 de agosto.